Microbiologia
SUBSEQUENTE ENFERMAGEM TURMA SUB 01/12
MICOSES SUPERFICIAIS
PANO BRANCO – AGENTE ETIOLÓGICO – PTIRÍASE VESICOLOR
O QUE É?
É UMA MICOSE, MAS AO CONTRÁRIO DO QUE SE PENSA, NÃO É ADQUIRIDA NA PRAIA OU PISCINA.
O FUNGO CAUSADOR DA DOENÇA HABITA A PELE DE TODAS AS PESSOAS, O MALASSEZIA FURFUR, E, EM ALGUMAS DELAS, É CAPAZ DE SE DESENVOLVER PROVOCANDO AS MANCHAS.
MUITAS VEZES, A DOENÇA É PERCEBIDA POUCOS DIAS APÓS A EXPOSIÇÃO DA PELE AO SOL, PORQUE NAS ÁREAS DA PELE AFETADAS PELA MICOSE, A PELE NÃO SE BRONZEIA. COM O BRONZEAMENTO DA PELE AO REDOR, FICAM PERCEPTÍVEIS AS ÁREAS MAIS CLARAS ONDE ESTÁ A DOENÇA E A PESSOA ACHA QUE PEGOU A MICOSE NA PRAIA OU PISCINA. ENTRETANTO, O SOL APENAS MOSTROU AONDE ESTAVA A MICOSE. VEM DAÍ O NOME "MICOSE DE PRAIA".
SINTOMAS E DIAGNOSTICO:
A DOENÇA SE MANIFESTA FORMANDO MANCHAS CLARAS, ACASTANHADAS OU AVERMELHADAS QUE SE INICIAM PEQUENAS E PODEM SE UNIR FORMANDO MANCHAS MAIORES.
AS LESÕES SÃO RECOBERTAS POR FINA DESCAMAÇÃO QUE, ÀS VEZES, SÓ É PERCEBIDA QUANDO SE ESTICA A PELE. GERALMENTE, A PITIRÍASE VERSICOLOR É ASSINTOMÁTICA, MAS ALGUNS PACIENTES PODEM APRESENTAR COCEIRA. ATINGE PRINCIPLAMENTE AEREAS OLEOSAS COMO TRONCO, ROSTO, PESCOÇO E COURO CABELUDO. TRATAMENTO DEVIDO A SER CAUSADA POR UM FUNGO QUE HABITA NORMALMENTE A PELE, É POSSÍVEL A MICOSE VOLTAR A APARECER, MESMO APÓS UM TRATAMENTO BEM SUCEDIDO. EM ALGUMAS PESSOAS, A PITIRÍASE VERSICOLOR PODE OCORRER DE FORMA RECIDIVANTE, VOLTANDO A CRESCER LOGO APÓS O TRATAMENTO. ESTES CASOS EXIGEM CUIDADOS ESPECIAIS PARA A PREVENÇÃO DO RETORNO DA DOENÇA, CUJA ORIENTAÇÃO DEVE SER DADA PELO MÉDICO DERMATOLOGISTA.
PREVENÇÃO
DEVE-SE EVITAR A EXPOSIÇÃO AOS FATORES PRECIPITANTES COMO CALOR E UMIDADE. DEVE-SE TAMBÉM SECAR BEM O CORPO, EVITAR O CALOR NAS ÁREAS AFETADAS, PREFERIR ROUPAS LEVES E NÃO USAR TOALHAS DE OUTRAS PESSOAS.
ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM
INFORMAR AO PACIENTE COMO PROCEDER COM RELAÇÃO AO MEDICAMENTO, E ORIENTAR SOBRE A