Vitra conference pavilion – tadao ando
ATELIÊ DE PROJETO I
MARIA EDUARDA FRANCO BELLINCANTA GOMES
RIO DE JANEIRO
MARIA EDUARDA FRANCO BELLINCANTA GOMES
DISCIPLINA
“Trabalho acadêmico de apresentação do Vitra Conference Pavilion de Tadao Ando - da disciplina de Ateliê de Projeto I, turma 3008, professor Décio Machado, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá”.
RIO DE JANEIRO
CAMPUS AKXE BARRA
2013
SUMARIO
- TADAO ANDO – O ARQUITETO
- A EMPRESA VITRA
- VITRA CONFERENCE PAVILION
- BIBLIOGRAFIA
DESENVOLVIMENTO
TADAO ANDO – O ARQUITETO
Tadao Ando de Osaka, no Japão é um homem que está no auge do sucesso em seu próprio país. Nos últimos anos, ele emergiu como uma força cultural no mundo também. Em 1995, o Pritzker Architecture Prize foi formalmente apresentado a ele dentro das paredes do Grand Trianon Palace, em Versalhes, França. Não há dúvida de que qualquer pessoa no mundo da arquitetura não conheça seu trabalho. Esse trabalho, principalmente em concreto armado, define espaços únicos que permitem novas formas constantemente mudando padrões de luz e vento em todas as suas estruturas, de casas e complexos de apartamentos para lugares de culto, museus públicos e centros comerciais. “Em todos os meus trabalhos, a luz é um fator importante de controle", diz Ando. "Eu crio espaços fechados, principalmente por meio de grossas paredes de concreto. A razão principal é criar um lugar para o indivíduo, uma zona para si dentro da sociedade. Quando os fatores externos do ambiente de uma cidade exigir a parede para ser sem aberturas, o interior deve ser especialmente pleno e satisfatório".
E ainda sobre o assunto de paredes, Ando escreve: "Às vezes as paredes manifestam um poder que faz fronteira com o violento. Eles