Microbiologia
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL
MICROBIOLOGIA
A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DO SANEAMENTO PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO
MANAUS
2015
GUSTAVO DO NASCIMENTO RAMOS
IZABELLE CRISTINY BECKMAM DE LIMA
MARCOS YAN DA SILVA CUNHA
A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DO SANEAMENTO PARA A SAÚDE DA POPULAÇÃO
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de microbiologia como parte de nota avaliativa referente ao quinto período da turma EAMB052, ministrado pela professora Raquel Oliveira.
MANAUS
2015
INTRODUÇÃO
O que o saneamento básico tem a ver com a poluição da água e do solo?O saneamento básico, que são os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, coleta da drenagem pluvial, e coleta de lixo, é fundamental para a saúde pública. Ele está diretamente associado aos problemas de poluição e/ou contaminação dos recursos hídricos e do solo, pois a deficiência de saneamento básico gera a disposição inadequada de esgotos, contaminando e poluindo os rios e córregos, e favorecendo a proliferação de vetores de doenças (por exemplo, nos lixões). Consequentemente, se temos rios e córregos poluídos gastaram mais dinheiro para tratar a água para o abastecimento público. Ou seja, investimentos em saneamento básico economizam dinheiro gasto em hospitais, em tratamento de água, e aumentam a saúde e qualidade de vida da população.
Entre os procedimentos do saneamento básico, podemos citar: tratamento de água, canalização e tratamento de esgotos, limpeza pública de ruas e avenidas, coleta e tratamento de resíduos orgânicos (em aterros sanitários regularizados) e matérias (através da reciclagem).Com estas medidas de saneamento básico, é possível garantir melhores condições de saúde para as pessoas, evitando a contaminação e proliferação de doenças. Ao mesmo tempo, garante-se a preservação do meio ambiente.
Salientamos ainda que a Portaria MS nº 2.914/2011 dispõe ainda de parâmetros de observação obrigatória para a aferição e