MICROBIOLOGIA
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA NO LABORATÓRIO
BOA VISTA
MARÇO DE 2015
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA NO LABORATÓRIO
Trabalho apresentado ao 3º semestre para obtenção de nota na disciplina de Microbiologia, do curso de Enfermagem, da Faculdade Roraimense de Ensino Superior – FARES, ministrado pela ProfessoraPriscila.
BOA VISTA
MARÇO DE 2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. METODOLOGIA 4
3. RESULTADOS 5
4. CONCLUSÃO 5
5. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 6
1. INTRODUÇÃO
Para o estudo e identificação das bactérias é necessário isolá-las e cultivá-las, fornecendo as condições físicas e químicas para que elas se reproduzam. Quando uma amostra é coletada e levada ao laboratório clínico a fim de realizar sua análise microbiológica, o primeiro passo é o cultivo da amostra em um meio de cultura simples, permitindo o crescimento das bactérias. Após o crescimento, as bactérias da amostra são sujeitas a testes, como a coloração de Gram e cultivos secundários em meios que promovam o isolamento e identificação da bactéria-alvo.
2. METODOLOGIA
No laboratório, foi realizado a análise microscópica das lâminas identificadas com o nome da bactéria. O esfregaço para a coloração de Gram já estava preparado, lembrando que a coloração de Gram determina se a bactéria é Gram + ou Gram -. Analisamos no microscópico com o condensador de luz alto e em objetiva 100 x, sendo que temos 4 lentes objetivas: 4, 10, 40 e 100. E a lente 100 é a mais especial.
Observamos as lâminas e respondemos as seguintes questões:
1. Qual a Morfologia?
2. Ela é Gram +?(coloração roxa ou azul) ou Gram -?(coloração rosa).
Gonorreia
- Causada pela bactéria NeisseriaGonorrheae, é uma bactéria Gram negativa do gênero diplococos, são aeróbias ou anaeróbias facultativas. A NeisseriaGonorrheae é o agente causador da gonorreia, e a Neisseriameningitidis, o agente causador da meningite meningocócica.
Staphylococcus
- São cocos Gram +, em