MICROBIOLOGIA
ENSINO BÁSICO ARTICULADO AO ENSINO PROFISSIONAL
TÉCNICO EM QUÍMICA INDUSTRIAL
DANILLO RODRIGUES DA SILVA
MICRO-ORGANISMOS PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS
DANILLO RODRIGUES DA SILVA
MICRO-ORGANISMOS PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS
Trabalho referente à componente técnica de Microbiologia do 2° ano/período do curso de Técnico em Química da Unidade Integrada SESI SENAI - EBEP Realizado pelo aluno Danillo Rodrigues da Silva.
Orientadora: Sneleh Cristina Miranda
INTRODUÇÃO
Dentro da Ciência da Nutrição, sempre há novidades sobre a alimentação. Felizmente, cada vez mais se descobrem alimentos que desempenham funções benéficas ao organismo humano, como prevenção de doenças, proteção de órgãos e tecidos, manutenção das reações básicas, entre outros.
Esses alimentos são chamados alimentos funcionais e, de acordo com a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - propriedade funcional é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano.
Têm um sabor agradável, contribuem para o bom funcionamento dos intestinos, reduzem a gravidade e duração da diarreia e, entre outros saudáveis benefícios, servem para estimular a imunidade. Tais efeitos positivos são provocados por micróbios que, invisíveis a olho nu, são normalmente adicionados a um alimento. Estamos falando dos probióticos - definidos atualmente como micro-organismos viáveis que promovem ou apoiam um equilíbrio benefício da população microbiana nativa do trato gastrintestinal – e dos prebióticos - componentes alimentares não digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro por estimularem seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon.
É sobre esses micro-organismos que este trabalho acadêmico abordará nas páginas que seguem.
MICRO-ORGANISMOS PROBIÓTICOS E