Microbiologia
Bactérias que possuem componentes estruturais diferentes podem ser diferenciadas através da Coloração de Gram. Uma técnica utilizada para diferenciar microrganismos através das cores, sendo estes observados em microscópio óptico. A técnica recebeu este nome em homenagem ao seu idealizador Hans Christian Joachim Gram, um médico patologista, que ao observar bactérias após serem tratadas com diferentes corantes, as mesmas adquiriam cores diferentes. Classificadas por Gram – positivas quando ficavam roxas e por Gram – negativas quando ficavam vermelhas. Esta técnica de Gram é muito utilizada nos dias de hoje nos laboratórios de bacteriologia.
OBJETIVOS *Observar as bactérias da mucosa bucal dos próprios alunos pelo método de Coloração de Gram; *Diferenciar bactérias Gram-positivas e Gram-negativas das amostras da mucosa bucal dos alunos; *Descrever a sequência da Coloração de Gram e seus princípios físico-químicos.
MATERIAIS UTILIZADOS
*Hastes flexíveis com ponta de algodão hidrófilo (cotonetes);
*Lâmina de vidro para microscopia;
*Lápis para escrever em vidro;
* Solução de cristal violeta (1g de cristal violeta, 10ml de álcool 95°, 2g de fenol e 100ml de água destilada);
* Solução de Lugol;
* Álcool 95°;
*Solução de fucsina (30mg de fucsina, 10ml de álcool 95°, 500mg de fenol e 90ml de água destilada;
* Pia com torneira;
* Pote plástico para recolher resíduos de corante;
* Frasco com água;
*Bico de Bunsen ou lamparina a álcool;
*Papel toalha;
*Microscópio óptico;
*Óleo mineral.
METODOLOGIA OU PROCEDIMENTOS Coleta do material: o material coletado para análise e observação foi a mucosa bucal. Primeiramente foi feito a higienização da lâmina para desengordurá-la com álcool e papel toalha e utilizado lápis para escrever em vidro para identifica-la. Depois foi esfregada a ponta de algodão de um cotonete dentro da boca, especificamente entre a gengiva e os dentes e com este material fez-se o esfregaço nesta