microbiologia
A. Menor nível taxonômico (família):
Papillomaviridae.
B. Formas de contagio:
Pode propagar-se através de contatos com objetos ou pessoas infectadas, seja de forma direta (ex.: arranhões de pessoas contaminadas), ou indireta (ex.c barbeiros, toalhas infectadas, massagistas, etc).
C. Sintomas:
As células infectadas são estimuladas a se dividir, finalmente, de 1 a 6 meses após a infecção inicial, a massa de células infectadas forma uma protrusão na superfície do corpo e forma um papiloma ou verruga visível. A verruga possui características que podem variar de um individuo para o outro, tais como: a coloração (de tons claros a escuros), a superfície ( que pode ser lisa ou achatada) e em algumas situações podem vir a causar dor.
D. Tratamento:
Em algumas situações as verrugas podem desaparecer sozinhas, porem, existe tratamentos médicos que podem auxiliar e agilizar a remoção da verruga, como: a remoção cirúrgica, a cauterização , a vacinoterapia , e a aplicação de agentes cariolíticos ( como o acido salicílico).
E. Profilaxia;
Ficar atento na utilização de objetos de outras pessoas, como: alicate, toalhas, piladores. Sempre que possível, esterilizar e/ou lavar tais objetos, e também utilizar preservativos no caso do HPV.
2 – RUBÉOLA;
A. Menor nível taxonômico (família):
Togaviridae.
B. Formas de contagio:
O vírus pode ser transmitido pelas vias respiratórias, aonde gotículas de saliva ou secreções contaminada podem atingir uma pessoa sadia,seja pela fala, espirro, e tosse. Ou durante a gravidez, em que as mães devem ficar mais atentas, pois o contagio durante a gravidez pode vir a trazer má formação do feto que esta sendo gerado, como surdes e problemas de visão e ate mesmo o aborto.
C. Sintomas:
A doença se manifesta após a incubação de 2-3 semanas, com febre moderada, catarro nas vias respiratórias, dores no corpo, dor de cabeça, manchas avermelhadas, que primeiramente surgem no rosto e em seguida se