microbiologia
CAUSADORES DE DOENÇAS DE ORIGEM ALIMENTAR
Trabalho apresentado à disciplina de Tecnologia de produção de origem animal, do Curso de
Agronomia da Faculdade de Filosofia e Ciências
Humanas – FAFICH.
Profª.: Mírian
Acadêmicos:
Quélbia
Régis Henrique
Tatiana Faria
Walisson Félis
Goiatuba - Goiás
Março/2013
MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS – MICROORGANISMOS CAUSADORES
DE DOENÇAS DE ORIGEM ALIMENTAR
MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS
É o estudo dos microrganismos que habitam e crescem nos alimentos podendo contaminá-los de maneira prejudicial ou benéfica. Os de maior importância neste estudo são os que causam a deterioração dos alimentos. A microbiologia de alimentos está de um modo geral relacionado a três aspectos fundamentais: a preservação dos alimentos pelo emprego de microrganismos; detecção e prevenção de intoxicações e infecções produzidas pela ação de microrganismos em alimentos e o controle da transmissão de doenças através dos mesmos.
MICROORGANISMOS
São organismos vivos muito pequenos que não podem ser vistos a olho nu. São eles: bactérias, fungos, algas microscópicas e protozoários.
Os microrganismos podem desempenhar papéis muito importantes nos alimentos, sendo possível classificá-los em 3 grupos, dependendo do tipo de interação existente entre microrganismo e alimento.
1. Microrganismos que alteram os alimentos – são causadores de alterações químicas prejudiciais, resultando na “deterioração microbiana”. A deterioração resulta em alterações de cor, odor, sabor, textura e aspecto do alimento.
2. Microrganismos causadores de doenças – podem apresentar risco a saúde e são classificados como patogênicos, podendo afetar tanto o homem como os animais. As características das doenças que esses microrganismos causam dependem de uma série de fatores inerentes ao alimento, ao microrganismo em questão e ao indivíduo afetado. Eles podem chegar ao alimento por várias vias, sempre refletindo