microbiologia
Cristiane Costa Lima
José Welhignton
Vanesca Pereira
Ruana Bárbara
Professor: Milena Melo
Curso: Nutrição
Turno: Noite
Fortaleza
2014
Introdução
Existem dois métodos para a esterilização e desinfecção: os métodos físicos (por calor, filtração ou radiação) e os métodos químicos. Entre os métodos físicos por calor, pode ser: por uso da Estufa, que é o calor seco, e por uso da Autoclave, que é o calor úmido.
A esterilização por uso da Autoclave, o calor úmido destrói os microrganismos por coagulação e desnaturação irreversíveis de suas enzimas e proteínas estruturais. É o método mais usado para esterilização de materiais médico-hospitalares do tipo crítico. É não tóxico, de baixo custo e esporicida. Por esses motivos, deve ser usado para todos os itens que não sejam sensíveis ao calor e à umidade.
A esterilização por uso da Estufa requer longo tempo de exposição para que se atinjam altas temperaturas nos artigos e possa ocorrer a morte microbiana pelo processo de oxidação das células.
O meio de cultura é uma solução para cultivar microrganismo em laboratórios.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Conhecer as técnicas de esterilização Meio de Cultura
Objetivos específicos
Identificar os benefícios das técnicas de esterilização Realizar a prática de Meio de Cultura
Materiais Utilizados
Foram utilizados os seguintes materiais para a esterilização: jornal, barbante, autoclave.
E para o meio de cultura foram utilizados: balança, ágar, espátula, água destilada, Pipeta, Placa de Petri, Erlenmyer e tampão.
Metodologia Comentada
Meio de Cultura
Para a esterilização a pipeta, placa de petri e Erlenmyer fora embalados corretamente com jornais para em seguida ser colocado na autoclave a 121ºC por 15 minutos.
Para a realização do meio de cultura, foram pesados 1,15g de ágar e