microbiologia
Introdução
Na aula de preparo de meio de cultura e esterilização realizada no laboratório ensina a forma de esterilização do meio para não ocorre a contaminação com outros microrganismos.
O meio de cultivo é solido, são aqueles que contem ágar, os líquidos não contem ágar, os dois são preparados com água destilada, mexer até a diluição da solução, posteriormente leva para a esterilização em 121°C. Após a autoclave o meio de cultura é levado para a placa de petri e após a solidificação é guardado na estufa durante 24hs em 37°C, posteriormente colocado em frigorifico.
A esterilização é uma forma de eliminar os microrganismos, pode também eliminar os mais difíceis de destruir como os esporos etc.
Objetivo
Preparar vidrarias e meio de cultura para ser esterilizado.
Materiais
- Pipeta
- Erlenmyer
- Placa de petri
- Jornal
- Algodão
- Meio de cultura
- Espátula
- Água destilada
Metodologia
Inicialmente é muito importante esterilizar o meio, os matérias de vidro ou metal que se utilizar, tudo é fonte de contaminação e pode alterar na amostra ou pesquisa que esta sento realizado, a esterilização é a técnica que permite a eliminação de todos os tipos de micro-organismos.
Ao entrar no laboratório é muito importante uso do jaleco, antes de iniciar qualquer trabalho é muito importante lavar as mãos, assim como também na saída do laboratório.
Para prepara o meio ágar primeiramente tem que fazer o cálculo para descobrir a quantidade de grama(g) do meio de cultua, tendo o resultado levar a substancia em pó para a balança, depois adicionar água destilada e agita até diluir a solução em seguida embala com jornal e amarra com barbante.