Microbiologia
CURSO DE ENFERMAGEM
TRATAMENTO DE ESGOTOS E UTILIZAÇÃO DE FOSSAS
Mafra
Junho/2012
BEATRIZ STROBEL
TRATAMENTO DE ESGOTOS E UTILIZAÇÃO DE FOSSAS
Trabalho apresentado à disciplina de Enfermagem no Contexto Comunitário, junto ao Curso de Enfermagem, , referente ao tema "Saneamento Ambiental".
Mafra
Junho/2012
RESUMO
Esgoto ou dejeto, como também é conhecido, é o resíduo proveniente dos recursos e diversos usos da água e pode ser caracterizado como: esgoto doméstico, industrial, agrícola, comercial, entre outros. Esta substância é grande geradora de poluição (impacto ambiental) e pode causar mais de 100 tipos de doenças (impacto sanitário), caso não receba tratamento e destinação corretos. De um modo geral, os problemas causados devido à falta de esgotamento sanitário são bastante comuns e causam controvérsias quanto às possíveis soluções. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no Brasil apenas 49% dos esgotos produzidos são coletados por meio de redes e destes somente 10% são tratados e também que a falta de saneamento adequado é a responsável pela internação de 65% das crianças brasileiras até 11 anos em hospitais da rede pública, por isso é importante conhecer e saber o que é possível fazer para mudar a realidade do país. Uma das soluções para a poluição e a diminuição de doenças provocadas pelo não tratamento dos dejetos reside na implantação de estações de tratamento de esgoto (ETEs), que removam os principais poluentes presentes nas águas residuais, mas é apenas com o incentivo e educação à população que estes dados podem ser revertidos.
ABSTRACT
Sewage or manure, as is known, is the waste of resources and various uses if water and can be characterized as domestic sewage, industrial, agricultural, commercial, among others. This substance is a great generator of pollution (environmental impact) and can cause more than 100 types of diseases (health impact), should not receive proper treatment and