Antiguidade
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO TOCANTINS/CAMETÁ
FACULDADE DE HISTÓRIA
FACHITO
A IMPORTANCIA DO ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NO BRASIL
Cametá – PA
2013
Serviço Público Federal
Universidade Federal do Pará
Campus Universitário do Tocantins/Cametá
Faculdade de História
ANDRÉIA GUEDES GOMES DA SILVA
DAVID RODRIGUES FARIAS
GIDEÃO PANTOJA SOARES
LÚCIA DAS GRAÇAS ALHO DA SILVA PATRICIA KELLY FRANCO DO ESPIRITO SANTO
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA HISTÓRIA DA ÁFRICA NO BRASIL
Trabalho de apresentado ao Curso de História do Campus Universitário do Tocantins/Cametá – UFPA -, como requisito parcial para obtenção de nota, tendo como orientando prof. Augusto Leal.
Cametá – Pará
2013
Introdução
Para a compreensão do tema que iremos dissertar ao decorrer do texto, fez-se necessário uma exposição inicial dos textos de M’bokolo e Leila Ernanes que apresentam fatos da história da África antes da chegada dos europeus, ressaltando os equívocos e preconceitos na construção da história desse continente. Uma visão etnocêntrica deturpou a descrição da história africana.
Apartir dos conhecimentos adquiridos por meio da exposição desses textos iremos quebrar uma série de preconceitos e equívocos históricos, enfatizando a diversidade e complexidade da historiografia africana. Ressaltando o valor especialmente para os brasileiros do estudo da história da África, tendo em vista que os africanos que vieram para o Brasil como escravos trouxeram na bagagem uma diversidade cultural preciosa.
Esses africanos que aqui chegaram tornaram-se agentes ativos na construção do povo brasileiro, falando de uma forma geral, tanto no âmbito cultural como no biológico, “temos a África no sangue”, somos frutos de uma incrível miscigenação, negros, europeus e índios. Desconsiderar a história da áfrica implica “apagar” parte da história e cultura do “povo” brasileiro.
A importância do