Microbiologia
1. INTRODUÇÃO
As bactérias são micro-organismos unicelulares, procariontes, e algumas causam doenças. São abundantes no ar, no solo e na água, e na sua maioria inofensivas para o ser humano, sendo algumas até benéficas.
As bactérias reproduzem-se por divisão celular, as causadoras de doenças denominam-se patogênicas. Estas possuem diversas formas, que podem variar de acordo com o meio e com o tipo de associação. A cultura de bactérias é o crescimento de colônias de micro-organismos, esse é um método criado para facilitar o estudo das mesmas.
Para a realização de uma cultura bacteriana, precisamos de um inoculo e de um meio de cultura. O meio de cultura é uma substância líquida ou sólida que permite a nutrição, o crescimento e a multiplicação dos micro-organismos do inoculo. As bactérias multiplicam-se em meios de cultura apropriados desde que sejam respeitadas as condições de temperatura, pH, umidade e composição. Esta atividade tem como objetivo, introduzir artificialmente microrganismos num meio específico, com o intuito de que bactérias multiplicassem, formando colônias.
2. DESENVOLVIMENTO
As bactérias são os seres vivos mais simples do ponto de vista estrutural, e de menor tamanho, podendo ser conhecidas também como micróbios. Por serem microrganismos procariontes, não apresentam um núcleo definido, estando o seu material genético compactado e enovelado numa região do citoplasma chamada de nucleóide. As bactérias apresentam uma membrana plasmática recoberta por uma parede celular. Diferente das células eucarióticas, nas bactérias não aparece organelas delimitadas por membranas. O tamanho das bactérias pode variar de 0,2 a 5,0