microbiologia
10) N-terminal (amino-terminal) é uma das extremidades da cadeia polipeptídica. A outra extremidade é chamada "C-terminal" ou "carboxi-terminal". Convencionou-se escrever as cadeias peptídicas da esquerda para a direita, partindo do N-terminal em direção ao C-terminal, pois é esta a sequência em que os ribossomos as sintetizam.
11) V, V, V, V
13) O gene é um segmento de uma molécula de DNA que contém um código para a produção dos aminoácidos da cadeia polipeptídica e as sequências reguladoras para a expressão, embora no genoma humano existam grandes sequências não codificantes.
14) éxons: codificam a sequencia de aminoácidos.
Íntrons: não codificam a sequencia de aminoácidos.
Nos eucariontes trechos de DNA codificam qual é a sequencia de aminoácidos que formará a proteína e são interrompidos por trechos longos que aparentemente não codificam nada, assim o gene eucarionte tem 2 partes: gene estrutural que é transcrito no RNA e a porção regulatória que controla a transcrição.
15)
16) Replicação semiconservativa é quando uma molécula filha apresenta uma cadeia parental conservada e uma nova cadeia que é sintetizada.
17) Primer é uma pequena sequencia de RNA necessária para que o processo de replicação do DNA se inicie. Está sequencia funciona como iniciador indicando exatamente onde replicação deve se iniciar..
18) Pois os DNA polimerases não conseguem iniciar a produção de uma nova fita usando apenas um molde monofilamentar de DNA. Os primers oferecem uma extremidade 3’-OH livre para que a DNA polimerase continue o processo de duplicação na fita.