mICROBIOLOGIA
Departamento de Ciências da Saúde
Curso de Farmácia
Disciplina: Microbiologia Básica A
Sustentabilidade das bactérias aos antimicrobianos
Alunas:
Bruna da Silva dos Santos
Tainá Zilli
Professora: Claudia Verdum Viegas
Santo Ângelo/RS
06 de novembro de 2013
1- OBJETIVO:
Avaliar a sustentabilidade da Escherichia Coli em meio ao antibiótico.
2- INTRODUÇÃO:
O Teste de Sensibilidade aos Antibióticos (TSA) é um exame rotinamente feito em microbiologia clínica da capacidade de um antibiótico de inibir o crescimento de bactérias em cultura. Este teste é essencial na escolha do agente a ser usado na terapia do doente. (KRUKEMBERGHE, Fonseca)
Os antibióticos são compostos químicos de origem natural ou sintética (medicamentos), que atuam na falência de agentes patogênicos ao ser humano, ou também resultando na inibição do desenvolvimento dos mesmos, agindo seletivamente na população de micro-organismos, como por exemplo, das bactérias. (KRUKEMBERGHE, Fonseca)
Nesta aula realizou-se a prática de verificar a evolução da resistência de certas bactérias, neste caso, da Escherichia Coli em diferentes concentrações de antibióticos. Quando a ação destes extermina as bactérias dá-se o nome de bactericida, aqueles que inibem o crescimento das bactérias chamam-se bacteriostáticos. Os antibióticos usados foram: (PACIEVITCH, Thais).
Ampicilina - é um antibiótico β-lactâmico semi-sintético, obtido a partir do ácido aminopenicilânico, bastante utilizado na terapêutica. É ativo contra a maioria das bactérias Gram positivas e Gram negativas. (Genérico lista de medicamentos)
Cefaclor - antibiótico beta lactâmico, está indicado nas infecções provocadas por microrganismos gram - positivos e gram - negativos susceptíveis, como por exemplo, infecções urinárias, faringites, sinusites, infecções respiratórias, infecções da pele e tecidos moles, otite média e