Microbiologia
Nome: Rachel Scardelatto nº 701168 3ºB
Louis Pasteur
Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente. Louis Pasteur enfatizava a importância de práticas higiênicas como: ferver ou filtrar a água, lavar e armazenar adequadamente os alimentos, evitando a contaminação por bactérias patogênicas, pois foi através de sua experiência com essas práticas higiênicas que descobriu que um microrganismo só se desenvolve onde já houver matéria viva.
Joseph Lister
Joseph Lister foi cirurgião e pesquisador inglês. Na década de 1860, introduziu o método da anti-sepsia, que transformou a prática cirúrgica, pela redução da infecção pós-operatória. Em 1865, demonstrou que o ácido carbólico (fenol) era um efetivo agente anti-séptico.
Edward Jenner
Jenner foi o descobridor da vacina, na época da epidemia de varíola. Sua primeira experiência, em 1796, foi inocular um menino com o pus de uma vaca contaminada pela doença, tornando –o imune à varíola. Tendo sido essa experiência considerada insuficiente, a realizou diversas vezes, inclusive em seu próprio filho. Seu trabalho só foi reconhecido em 1798.
Alexander Fleming
O primeiro grande feito de Fleming foi simplificar o teste da sífilis, que era grande epidemia em sua época. Na Primeira Guerra Mundial, desenvolveu técnicas que melhoraram o tratamento de feridas infectadas. Em 1921, Fleming descobriu as lisozimas, parte importante do sistema imunológico, que foram seu principal objeto de estudo até uma manhã de setembro de 1928, quando viu uma cultura de estafilococos sendo destruída