Microbiologia
TEXTO “Mycobacterium tuberculosis resistente: de onde vem a resistência?”
1- O que significa a sigla MDR-TB e qual a definição internacional (caracterização)?
Significa Multi-drog-resistant Tuberculosis e internacionalmente é definida como resistência à rifampicina e à isoniazida.
2- Qual a importância dos aglomerados populacionais, na Zona Rural, antes do Século XVIII, e a partir da Revolução Industrial – Século XVIII, em relação à disseminação da doença?
A turbeculose era considerada endêmica, sendo que na zona rural o aglomerado populacional era reduzido e por isso indivíduos infectados habitualmente sobreviviam no estágio primário, mas desenvolviam formas crônicas pulmonares. E a partir da Revolução Industrial, as cidades se tornaram populosas e as condições de pobreza reinantes facilitaram o início da epidemia.
3- Quais os mecanismos conhecidos até o momento, utilizados pelo Micobacterium tuberculoses para desenvolver resistência aos antibióticos?
Sua parede celular tem tem a capacidade de variar sua permeabilidade a diferentes compostos, produzem enzimas que degradam ou modificam fármacos, modificam espontânea e previsivelmente cromossomos de genes alvos de drogas.
4- Explique o que vem a ser resistência adquirida e resistência primária no paciente com tuberculose.
A Resistência adquirida é um indicador para avaliar se tanto o médico ou o paciente seguem as recomendações padronizadas para o tratamento da tuberculose. Como essa resistência depende do numero do uso prévio de medicamentos anti-tuberculose, podendo assim haver uma maior resistência. Já a resistência primária é referente aos doentes que nunca tomaram remédios pra tuberculose ou que só o fizeram por menos de um mês, e que tem bacilos resistentes a uma ou mais drogas anti-tuberculose.
5- Qual a importância em se detectar a resistência adquirida?
Pois, a partir da detecção desse tipo de resistência, será usado um