Microbiologia
Conhecidas as substâncias presentes na amostra, deve-se determinar quanto de cada componente está presente. Essas determinações estão relacionadas com a análise quantitativa, e uma grande variedade de técnicas está disponível para esse propósito (VOGEL, 1992).
As principais técnicas usadas em análise quantitativa baseiam-se na reprodução de reações químicas adequadas, em medidas apropriadas, no deslocamento característico, sob condições controladas de uma substância em um meio definido (VOGEL, 1992).
O acompanhamento quantitativo das reações químicas é a base dos métodos tradicionais da análise química.
Análise Volumétrica é o procedimento no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. A solução de concentração exatamente conhecida é denominada solução padrão, e a operação que determina o volume de solução necessário para reagir com a solução problema é denominada titulação.
Titulação é uma das técnicas universais de química e é geralmente usada para determinar a concentração de um soluto.
Nessa técnica, alguns produtos químicos são frequentemente usados em determinadas concentrações como solução de referência. Estas substâncias são conhecidas com padrões primários ou padrões secundários. Um padrão primário é uma substância suficientemente pura para que se possa preparar uma solução padrão por pesagem direta e diluição até um determinado volume de solução (VOGEL, 1992).
Quando a quantidade de substância cuja concentração quer se determinar e a quantidade de solução padrão adicionada são quimicamente equivalentes, tem-se o ponto de equivalência, que é o ponto onde a reação se completa totalmente, para uma dada estequiometria da reação.
Em uma titulação, pequenos volumes da solução de reagente são adicionados ao analito (titulado) até que a reação termine (HARRIS, 2005).
O ponto de equivalência, ou ponto estequiométrico, ocorre quando a quantidade de titulante