Dinâmica e determinantes da vantagem comparativa:
DINÂMICA E DETERMINANTES DA VANTAGEM COMPARATIVA: O EXEMPLO ASIÁTICO
Marcos C. Holanda Prof. Titular CAEN - UFC
Pós-graduação em Economia – CAEN Universidade Federal do Ceará Abril de 2002
2
DINÂMICA E DETERMINANTES DA VANTAGEM COMPARATIVA: O EXEMPLO ASIÁTICO ♦
Resumo O artigo realiza um estudo empírico do comportamento da vantagem comparativa de um grupo de países em desenvolvimento do leste asiático. A idéia básica é verificar primeiro o grau de dinamismo com que ela acontece e segundo, o grau de padronização com que ela se verifica entre os países ao longo do tempo. Além disso, o cálculo de séries de índices de vantagens comparativas relativamente longos para a literatura em questão, permite um estudo econométrico individual dos determinantes da vantagem comparativa dos países. Palavras-Chave: Vantagem Comparativa, Dinâmica e Determinantes, Países Asiáticos
Abstract The article undertakes an empirical study on the behavior of comparative advantage for a group of East Asian development countries. The basic idea is to verify firstly the magnitude of the dynamics of comparative advantage and, secondly the pattern by which it happens among them. The construction of long comparative advantage index series allows countries specific econometric studies about the determinants of the advantage. Keywords: Comparative Advantage, Dynamics and Deteminants, Asian Countries.
Código JEL: F14, C2
1-INTRODUÇÃO: A despeito das importantes contribuições que a chamada nova teoria do comércio internacional trouxe ao tema 1 a teoria da vantagem comparativa, inicialmente desenvolvida por Ricardo (1817) continua sendo o modelo básico de explicação da lógica e dos ganhos do comercio internacional. Já do ponto de vista empírico, o índice de Vantagem Comparativa Revelada (VCR) desenvolvido por Bella Balassa 2 em meados da década de sessenta continua como instrumento principal de medida da vantagem comparativa dos países.
♦
Sou