Microbiologia do Iogurte de Morango
ATIVIDADE DE DESAFIO FINAL – MICROBIOLOGIA
CURITIBA
2013
ANDRÉ LUCAS RIBA PORTES
GIOVANNA VOLPI
TAINÁ GONÇALVES DA SILVA
ATIVIDADE DE DESAFIO FINAL – MICROBIOLOGIA
Trabalho apresentado ao curso técnico em alimentos, a disciplina de microbiologia, sob orientação da prof° Camila
CURITIBA
2013
RESUMO
O foco principal desta primeira etapa da atividade desafio final é apresentar o processo produtivo do iogurte de morango, a partir de um fluxograma acompanhado de uma descrição detalhada do processo. Juntamente com o processo detalhado, também acompanhara uma tabela com os possíveis contaminantes microbiológicos existentes desde a ordenha do leite e a coleta do morango até o produto final.
Sumário
1 INTRODUÇÃO
Segundo o site G1.com “estudos científicos dizem e comprovam que o consumo de pelo menos 170 gramas de iogurte a cada três dias ajuda a diminuir a pressão arterial.”
Este trabalho tem a função de apresentar as etapas do processo produtivo do iogurte, desde o processo de ordenha do leite e colheita do morango até o produto final. O fluxograma será acompanhado de uma descrição detalhada do processo, para que não ocorram falhas durante a fabricação do produto.
Sabe-se que os microorganismos sejam eles patogênicos ou não, estão presentes em toda parte. Quando se trata de alimentos, os cuidados devem ser maiores. Segue então uma tabela com as possíveis contaminações microbiológicas. Os microorganismos presentes na tabela são possíveis contaminantes do leite e do morango, durante todo o processo de produção.
2 FLUXOGRAMA
A partir do fluxograma abaixo, podemos ter uma base de como funciona todo o processo produtivo do famoso e saboroso iogurte de morango.
NÃO
SIM