NOSSO IOGURTE CASEIRO
IOGURTE CASEIRO
Palhoça
2015
ELIZIANE GOULART WALTER
JOANE SELL
MARIANA SILVA HACKL
NATÁLIA CARVALHO
IOGURTE CASEIRO
Trabalho apresentado à disciplina de Microbiologia dos alimentos, do curso de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
Professor: Celino Dias Ferraz
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL 5
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 5
3 REFERENCIAL TEÓRICO 6
4 MATERIAIS UTILIZADOS POR PROCEDIMENTOS 11
4.1 PRIMEIRO PROCEDIMENTO REALIZADO DIA 03/09/2014 12
4.2 SEGUNDO PROCEDIMENTO REALIZADO DIA 10/09/2014 13
5 METODOLOGIA UTILIZADA POR PROCEDIMENTO 13
6 CONCLUSÃO 14
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
1 INTRODUÇÃO
A legislação brasileira define o iogurte como “o produto obtido pela fermentação lática através da ação do Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus sobre o leite integral, desnatado ou padronizado”. Pode-se fazer acompanhar de outras bactérias láticas que, por sua atividade, contribuem para a determinação das características do produto acabado. O iogurte é um produto amplamente recomendado pelas suas características sensoriais, probióticas e nutricionais, pois, além de ser elaborado com leite contendo alto teor de sólidos, cultura lática e açúcar, pode ainda, ser enriquecido com leite em pó, proteínas, vitaminas e minerais, e ser produzido com baixo teor ou isento de gordura.
O presente trabalho compõe-se de um passo a passo da fabricação do iogurte caseiro, demonstrando a facilidade da obtenção do mesmo, podendo ser feito em casa e consumido diariamente.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Fabricar o iogurte caseiro através das bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacilos bulgaricus.
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Complementar o objetivo geral, utilizando equipamento de proteção individual, adicionar culturas no leite em temperatura adequada, emitir um resultado e fazer a conclusão do trabalho apresentado.