Micro
CURSO DE BIOMEDICINA
RENAN CÂNDIDO RAMIRO
RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA CLÍNICA
AMERICANA
2014
FACULDADE DE AMERICANA
CURSO DE BIOMEDICINA
RENAN CÂNDIDO RAMIRO
RELATÓRIO DE MICROBIOLOGIA CLÍNICA
Relatório apresentado a disciplina de Microbiologia Clínica do curso de Biomedicina da Faculdade de Americana – FAM sob orientação do Profª. Joyce Gonçalves.
Orientador: Joyce Gonçalves
AMERICANA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 MEIOS DE CULTURA 5
2.1 Ágar Sangue 5
2.2 Ágar Chocolate 5
2.3 Ágar MacConkey 5
2.4 Ágar Cystine Lactose Electrolyte Deficient (CLED) 6
2.5 Ágar Mueller Hinton 6
2.6 Ágar Thayer Martin 6
2.7 Ágar Sabouraud 8
3 UROCULTURA 7
4 COPROCULTURA 9
5 PONTA DE CATETER 10
6 HEMOCULTURA 11
7 ESPERMOCULTURA 11
8 CULTURA DE LCR 13
9 ANTIBIOGRAMA 15
10 BACILOSCOPIA DE BAAR 16
11 CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19
1. INTRODUÇÃO
Os microrganismos representam um grupo de criaturas minúsculas que não são visíveis ao olho nu. O grupo dos microrganismos inclui bactérias, fungos (leveduras e fungos filamentosos), protozoários e algas microscópicas, existe também os vírus, que são organismos acelulares considerados a fronteira entre seres vivos e não vivos (TORTORA et al., 2012).
Estes microrganismos possuem diversas aplicações comerciais, sendo uma delas na síntese de produtos químicos como vitaminas, ácidos orgânicos, enzimas, álcoois e além de diversas outras drogas. As indústrias alimentícias também utilizam os microrganismos para a produção de vinagre, picles, bebidas alcoólicas, azeitonas verdes, molho de soja, derivados do leite e pão. Algumas enzimas produzidas por esses microrganismos quando manipuladas conseguem com que os mesmo produzam substâncias que geralmente não sintetizariam. Entre algumas dessas substâncias temos celulose, compostos para limpeza de tubulações, e substâncias da área terapêutica como a insulina.