micro
ASSUNTO: DIFERENCIAÇÕES DO ENDODERMA
1-Quais epitélios são derivados do endoderma extraembrionário ou hipoblasto?
O endoderma embrionário é o responsável pela formação do epitélio de revestimento e de glândulas presentes em alguma regiões. O restante da parede dos órgãos é originado a partir das laminas esplâncnicas do mesoderma, que se diferenciam em tecido conjuntivo, muscular liso e vasos.
2- O que é arquêntero e quais as suas partes?
Arquêntero ou intestino primitivo é a cavidade da gástrula nos embriões de animais. Comunica-se com o exterior por um orifício denominado blastóporo.
3-O que são as bolsas faríngeas e quais os derivados de cada um dos pares de bolsas? São formações endodérmicas em correspondência com os sulcos braquiais, seus derivados são, portanto apenas epiteliais. Da 1ª bolsa faríngea forma-se um divertículo que estabelece contato com o 1º sulco braquial, futuro meato auditivo, o endoderma do 2º par de bolsas faríngeas prolifera formando botões epiteliais que penetram no mesênquima circundante, as porções centrais destes botões degeneram-se determinando a formação de cristas das tonsilas palatinas. O 3º par de bolsas é caracterizado por uma projeção epitelial dorsal e uma ventral. A dorsal da origem aos cordões de células principais das glândulas paratireoides inferiores, responsáveis pela formação do paratormônio, a projeção ventral forma as células do reticulo-epiteliais do timo, que mais tarde abrigam os linfócitos-T. O 4º par de bolsas faríngeas forma os cordões de células principais das paratireoides superiores, o 5º par de bolsas é rudimentar e geralmente torna-se o 4º par. Elas originam o corpo ultimo branquial, que mais tarde é incorporada a glândula tireoide.
4-De onde se origina o tubo laringo-traqueal e quais são seus derivados? De um brotamento ventral da região da faringe primitiva abaixo da 5ª bolsa faríngea de onde se originam a laringe, a traqueia, os brônquios