Micro E Macro Estrututas
MICRO E MACRO-ESTRUTURA DOS SOLOS
1) Quanto a microestrutura como pode ser uma areia?
Apresentam a microestrutura do tipo granular e em grãos simples, geralmente, por possuírem grande quantidade de poros, possuem drenagem classificada entre alta a excessiva. Em outras palavras, grande quantidade de água consegue passar por entre os agregados devido à alta macroporosidade.
2) O que é compacidade relativa e para que serve?
A compacidade relativa é um índice utilizado para determinar o grau de compactação de um material granular, não coesivo, como as areias. Quando osolo apresenta compacidade relativa CR = 100%, significa que ele está em sua máxima compactação e conseqüentemente com índice de vazios mínimos, por outro lado se CR = 0% a compactação é mínima e o índice de vazios é máximo, ou seja amostra está o mais fofa possível.
O índice de compacidade é muito útil quando, por exemplo, uma areia é utilizada na construção de um filtro ou um dreno, pois somente depois de determinar o CR é que se torna possível conhecer o coeficiente de permeabilidade, por meio do qual se podem determinar as vazões e, finalmente, dimensionar a sua obra.
3) Quais os dois principais tipos de estruturas de argilas? Descreva-as.
No caso de solos finos, argilosos, a estrutura é função da combinação de forças de atração e de repulsão entre as partículas. Existem dois tipos básicos de estrutura de solos argilosos. Nas estruturas dispersas, predominam as forças de atração entre partículas. Neste caso, os contatos entre grãos ocorrem entre faces e arestas. Nas estruturas floculadas, as partículas se posicionam paralelamente, face a face. Neste tipo de estrutura, predominam as forças de repulsão entre as partículas.
4) Uma argila de mangue terá uma estrutura floculada ou dispersa?
A argila de mangue apresenta uma estrutura dispersa por estar naturalmente misturada a agua, apresentando desta forma uma alteração nas relações entre os diversos cátions