Micro e Macro empresa
Diferença estrutural de mercados de bens e serviço
As diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais, número de firmas produtoras no mercado, diferenciação do produto, existência de barreiras à entrada de novas empresas.
No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são as seguintes, concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.
No mercado de fatores de produção, são definidos as formas de mercado em concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio no fornecimento de insumos.
Monopólio
Uma estrutura de mercado monopolista apresenta três características principais, uma única empresa produtora do bem ou serviço, não há produtos substitutos próximos, existem barreiras à entrada de firmas concorrentes.
As barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado podem ocorrer de três formas, monopólio puro ou natural, devido à alta escala de produção requerida, exige um levado montante de investimentos, proteção de patentes, direito único de produzir o bem, controle sobre o fornecimento de matérias primas e tradição no mercado.
Uma hipótese implícita no comportamento do monopolista é que ele não acredita que os lucros elevados que obtém em curto prazo possam atrair concorrentes, ou que os preços elevados possam afugentar os consumidores, ou seja, acredita que mesmo em longo prazo, permanecerá como monopolista.
Uma categoria diferenciada de monopólio é o estatal ou institucional, protegido pela legislação, normalmente em setores estratégicos ou de infra-estrutura.
Como em uma concorrência perfeita, o ponto de equilíbrio do monopolista, ou seja, no qual ele maximiza o lucro, também ocorre quando a receita marginal e o custo marginal são iguais.
A firma monopolista não tem curva de oferta, pois não tem uma curva que mostre uma relação estável entre determinados preços