Micro e macro economia
Introdução
“A MICROECONOMIA, ou TEORIA DOS PREÇOS, divisão da Ciência Econômica que analisa a formação de preços no mercado, ou seja, como a empresa e o consumidor interagem e decidem qual o preço e a quantidade de um determinado bem ou serviço EMMERCADOS ESPECÍFICOS”.
A Teoria Microeconômica não deve ser confundida com Economia de Empresas, pois tem enfoque distinto. A Microeconomia estuda o funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço no mercado, isto é, o preço sendo obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.
Do ponto de vista da economia de empresas, se estuda uma empresa específica e prevalece a visão contábil-financeira, na Microeconomia prevalece a visão do mercado.
– Pressuposto Básico da Análise Microeconômica
A HIPÓTESE CETERIS PARIBUS: Para analisar um mercado específico, a Microeconomia se vale da hipótese de que “TUDO O MAIS PERMANECE CONSTANTE” (Ceteris Paribus). Adotando-se essa hipótese, torna-se possível o estudo de um determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos (consumidores e produtores)... a procura de um bem é, normalmente, mais afetada por seu preço e pela renda dos consumidores...
–Aplicação da análise microeconômica
A Análise Microeconômica (Teoria dos Preços), como parte da Ciência Econômica,ocupa-se em explicar como se determina o preço dos bens e serviços, bem como dos fatores de produção. O instrumental microeconômico procura responder, também, à questões aparentemente triviais, como por exemplo: por que, quando o preço de um bem se eleva, a quantidade demandada desse bem deve cair, ceteris paribus.
A Análise Microeconômica pode subsidiar decisões empresariais, tais como: * Política de preços da empresa; * Previsões de demanda e de faturamento; * Previsões de custos de produção; * Decisões ótimas de produção (escolha da melhor alternativa de