Micribiologia
A Microbiologia Clínica está relacionada ao controle e prevenção de doenças e associado a vírus, fungos, bactérias e parasitas, bem como com a epidemiologia e os métodos de diagnóstico das doenças infecciosas.
O setor de Microbiologia dentro do Laboratório de Análises Clínicas desempenha um papel fundamental e dentre suas principais atribuições pode-se destacar:
- isolamento e identificação de microrganismo envolvido em um processo infeccioso;
- determinação do perfil de sensibilidade aos antimicrobianos para uso racional dos antibióticos;
- vigilância de microrganismos resistentes a vários ou até mesmo a todos os antibióticos;
- fornecimento de dados epidemiológicos dos diferentes agentes etiológicos de infecção hospitalar e perfil de sensibilidade;
- suporte microbiológico na investigação de surto.
6.7.1. Cultura de Urina
A cultura de urina é um dos mais frequentes testes pedidos no laboratório de bacteriologia. Os médicos requisitam uma cultura de urina quando o paciente tem sintomas de infecção do trato urinário como: frequência de micções, dor e sensação de ardência quando urinando, sangue na urina, às vezes febre e “dor nos rins”. As infecções do trato urinário ocorrem quando bactérias migram uretra acima para a bexiga, ou até mais adiante, aos rins. O microrganismo mais comum e responsável é Escherichia coli. Outros microrganismos encontrados são Pseudomonas, Proteus, Klebsiella e Staphylococcus saprophyticus.
• Coletando a Amostra- A amostra a ser semeada deve ser coletada por jato médio;
- Rotular frasco com identificação do paciente e a hora da coleta.
• Semeando a Placa para Contagem de Colônias
•Interpretando a cultura de urina: Após o período de incubação as placas são removidas da estufa e observadas o crescimento. Quaisquer características específicas do crescimento, assim como cor da colônia ou morfologia, hemólise no ágar sangue, devem ser amotadas. Contar as colônias e multiplicar por 1000 se foi utilizado alça de 0,001