Micose
O grupo mais simples, baseado na morfologia, agrega os fungos como leveduras ou fungos filamentosos. Uma levedura pode ser definida morfologicamente como uma célula que se reproduz por brotamento ou por fissão, onde uma célula progenitora ou “célula-mãe” destaca uma porção de si mesma para produzir uma progênie ou “célula-filha”. As células-filhas podem se alongar para formar pseudo-hifas, em formato de salsicha. As leveduras são usualmente unicelulares e produzem colônias arredondadas, pastosas, ou mucoides no agar. Os fungos filamentosos, por outro lado, são organismos multicelulares que consistem de estruturas tubulares filamentosas chamadas hifas que se alongam em suas extremidades através de um processo conhecido como extensão apical. As hifas são cenocíticas (ocas e multinucleadas) ou septadas (divididas por septos ou paredes transversais). As hifas se mantêm unidas para produzir uma estrutura semelhante a um tapete denominado micélio. As colônias formadas por fungos filamentosos são freqüentemente descritas como filamentosas, algodonosas ou cotonosas.
MICOSES SUPERFICIAIS
As micoses superficiais são aquelas causadas por infecções na pele, pêlos, cabelo e unhas. Principais doenças e agente etiológicos:
• Pitiríase versicolor
Infecção superficial da pele causado por Malassezia furfur. Essa doença também é conhecida como “pano branco” ou “micose de praia” e é localizada na maioria das vezes no couro cabeludo, no pescoço, nos braços e nas costas.
O diagnóstico clínico é pela característica das lesões esbranquiçada e confirmada pelo exame