exame fisico
O exame começa assim que o profissional percebe que o paciente esta com algumas alterações na pele (feridas, manchas, etc), obesidade, movimentos forçados. Ele aplica alguns conjuntos de manobras e utiliza ferramentas medicas como: esfigmomanômetro, estetoscópio, termômetro, etc.
Este conjunto de manobras é formado pela Palpação (consiste em examinar o paciente fazendo pressões em algumas partes do corpo aprofundando de 1 a 2,5 cm. O paciente precisa estar relaxado e confortável), Inspeção (feita através da observação visual e a utilização da Palpação), Percussão (exige muito habilidade manual, o médico faz um movimento rápido na área a ser examinada e sai um som que é avaliado por sua altura, duração e qualidade) e Auscutação (é o ato de ouvir o som emitido pelos órgãos do corpo humano e através dele detectar algum mau funcionamento).
Algumas ordens devem ser obedecida para a realização do exame. Primeiramente o profissional precisa observar a cabeça do paciente, em seguida, o pescoço, o tórax, abdôme e por fim a genitália, seguindo assim o sentido da cabeça aos pés.
Enquanto o médico examina a cabeça, deve-se observar os detalhes na parte superior da cabeça, no nariz, na boca, nos olhos e nas orelhas. No tórax, as mamas, alterações na pele, o coração e o sistema respiratório. No Abdôme são examinados o fígado, os rins, o baço, o ânus e outras regiões internas, até mesmo as fezes do paciente. Em fim, o profissional examina a genitália á procura de uma anormalidade.
Esses exames são classificados como Tríade Médica, que significa “Ver, Sentir e Escutar”. Deve ser usada principalmente pelos clínicos gerais que tem contato com vários pacientes todos os dias.
O Exame Físico apesar de parecer simples contribui para detectar doenças ainda no começo. O uso desse exame é