Micoroscópio ótico
1068 palavras
5 páginas
Título: O Microscópio Ótico (MO)
Disciplina: Biologia
Trabalho realizado por:
Professora:
Introdução
O que é o MO e para q serve?
O microscópio é um instrumento utilizado para ampliar e observar estruturas pequenas dificilmente visíveis ou invisíveis a olho nú. O microscópio óptico utiliza luz visível e um sistema de lentes de vidro que ampliam a imagem das amostras.
Os microscópios ópticos são constituídos por uma componente mecânica de suporte e de controlo da componente óptica que amplia as imagens. Os microscópios actuais que usam luz transmitida partilham os mesmos componentes básicos.
1
1
9
9
3
3
2
2
Figura 1 - Microscópio óptico 1. Lentes oculares 6
6
4
4
2. Revólver 8
8
5
5
3. Lentes objectivas 7
7
4. Parafuso macrométrico 5. Parafuso micrométrico 6. Platina 7. Foco luminoso (Lâmpada ou espelho) 8. Condensador e diafragma 9. Braço
Características da imagem observada ao MO
A imagem observada ao microscópio depende de vários factores, sendo um deles a ampliação.
A ampliação é o número de vezes que a imagem é aumentada em relação ao objecto real. A ampliação total é o produto da ampliação da objectiva pela ampliação da ocular. Por exemplo: * ampliação da ocular 10x * ampliação da objectiva 40x * ampliação total é 10 x 40 = 400x.
A imagem observada depende também do poder de resolução, isto é, a capacidade que as lentes têm de discriminar objectos muito próximos. O poder de resolução depende do comprimento de onda da luz utilizada, e o seu valor teórico para um microscópio óptico é de cerca de 0,2 µm – ou seja, dois objectos têm de estar pelo menos a uma distância um do outro de 0,2 µm para poderem ser discriminados ao microscópio óptico. Este valor, contudo, só é alcançável com lentes de elevada