Hidrologia
1ª questão:
a) O que são aquíferos e onde estão localizados no Brasil? Mostre em figura/mapa a localização de cada um deles.
Aquífero é um extenso reservatório de águas subterrâneas. As águas ocorrem preenchendo espaços (poros e fissuras) das rochas do subsolo. Para ser classificada como aquífero, uma formação geológica deve conter poros ou espaços abertos repletos de água e permitir que a água se mova por entre deles.
No Brasil possuímos diversos aquíferos;
Aquífero Cabeças é considerado o de melhor potencial hidrogeológico na Bacia Sedimentar do Parnaíba.
Aquífero Urucuia-Areado, compreende parte dos estados de Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí e Maranhão.
Aquífero Furnas, correspondente a parte dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e São Paulo.
Aquífero Itapecuru, aflora nos estados do Maranhão e Pará.
Aquífero Bauru-Caiuá, ocorre recobrindo o sistema aquífero Serra Geral e ocupa grande parte do oeste do Estado de São Paulo.
Aquífero Guarani, que é considerado um dos maiores do mundo, cobrindo uma superfície de quase 1,2 milhões de km². Está inserido na Bacia Geológica Sedimentar do Paraná, localizada no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, e constitui a principal reserva de água subterrânea da América do Sul, com um volume estimado de 46 mil km³.
O Aquífero Alter do Chão, é uma reserva com cerca de 86,4 quatrilhões de litros de água subterrânea, potável, localizados em uma formação geológica sob os Estados do Amazonas, Pará e Amapá, suficiente para abastecer a população mundial em cerca de 100 vezes.
Abaixo segue a representação esquemáticas dos principais aquíferos brasileiros.
2ª questão:
Observando o processo de escoamento superficial, ocorre somente quando a taxa de precipitação excede a capacidade de infiltração. Dada esta afirmação responda: a) Em áreas onde o solo tem uma alta capacidade de infiltração, este processo pode ocorrer somente durante chuvas