Mickey
O TCC encontrado foi “O personagem que marca®” escrito pela aluna Aline Moraes Pasqualetto, no ano de 2007 que trata de forma indireta a criação de uma identidade visual a partir de uma linha de produtos composto por: fichário com divisória e refil e uma agenda diária.
Identidade visual pode ser definida como uma representação gráfica de um determinado produto, entidade ou serviço. O processo de criação pode ser complicado, onde há vários fatores envolvidos, tais como: cultura, mercado, a imagem a ser transmitida e os objetivos. Constituída por um conjunto de elementos, costuma ter como base o logotipo, a marca, um símbolo visual e conjunto de cores.
Marca pode ser definida como uma representação simbólica que permita a fácil identificação de um serviço, produto ou entidade. Segundo Aline, “Existem muitas definições de conceitos de marca expostas por estudiosos, porém, são fieis a sua colocação como nomenclatura de um produto ou serviço para destacar-se dos demais assim ser lembrada. É como o nosso nome, que nos define e nos organiza, diferenciando-nos do grupo”. (PASQUALETTO, 2007)
No entanto pode ser atribuída a marca experiências reais vividas em relação ao produto e serviços que geram segurança, sentimentos, crença e atitude. A marca pode servir ainda como um filtro na sua escolha diante da concorrência (Pasqualetto, 2007), já para as empresas, a marca representa a síntese do seu valor e da sua imagem.
Pasqualetto (2007) nos proporciona um estudo detalhado da importância histórica e a evolução do conceito de marca. Os primeiros indícios foram encontrados na idade da pedra, onde usavam