Michel foucault
Michel Foucault
Canoas, 04 de dezembro de 2014
BIOGRAFIA
Michel Foucault (1926-1984) foi um filosofo Francês, um dos maiores pensadores contemporâneos. Nascido em Poitiers, uma pequena cidade francesa no ano de 1926, Foucault veio de uma família de médicos, escolheu a área da psicologia e da filosofia para atuação. Possui grande influência junto ao meio intelectual no ocidente. Diplomou-se em psicologia e filosofia. Ensinou filosofia em Universidades da frança e obteve a cátedra com o tema "história dos sistemas de pensamento" no Collège de France.
Aos 28 anos, publicou o seu primeiro livro, "Doença mental e personalidade", (1954). Mas o seu grande clássico foi “História da Loucura na Idade Média” (1961), escrito para a obtenção de seu doutorado na Sorbonne. Publicou ainda: “Nascimento da Clínica”, (1966), “As Palavras e as Coisas” e “Arqueologia do Saber “(1969). Sua ultima obra foi “História da Sexualidade”, porém não foi concluída devido sua morte em 25 junho de 1984 na cidade de Paris, em função de complicações de saúde decorrentes ao vírus da AIDS.
Nos anos 60, Foucault estava incluso no rol dos pensadores estruturalistas, como Claude Lévi-Strauss, Roland Barthes e Jacques Derrida, embora alguns autores não o considerem parte daquela escola de pensamento.
Michel Foucault acreditava que a prisão, mesmo que fosse exercida por meios legais, era uma forma de controle dominação burguesa no intuito de fragilizar os meios de cooperação e a solidariedade do proletariado. O filósofo ainda criticava a psiquiatria e psicanálise tradicionais, no seu modo de ver, instrumentos de controle e dominação ideológica.
PRINCIPAIS OBRAS
- VIGIAR E PUNIR
Considerado o livro clássico de Michel Foucault sobre as prisões e o sistema prisional ao longo do tempo, “Vigiar e Punir” é a principal obra filosófica e psicológica dele.