ginastica
- Plinto -
Índice
Introdução 3
Ginástica de Solo 4
- Referências Históricas - 4
Ginástica de Solo 5
- Na Europa e em Portugal – 5
Ginástica de Solo 6
- Elementos Técnicos - 6
- Ajudas no pino de braços com rolamento à frente - 7
Ginástica de Solo 8
- Salto entre mãos e Rolamento à frente no plinto longitudinal - 8
Ginástica de Solo 10
- Sequência de Aula - 10
Conclusão 11
Webgrafia 12
Introdução
Este trabalho será sobre a história da ginástica de solo e sobre alguns dos exercícios envolvidos na mesma.
Tal como vários desportos que existem na sociedade actual, a ginástica de solo também tem a sua história e através dela podemos saber mais sobre como a Europa e Portugal foram invadidos por esta dita arte.
Esse trabalho envolverá também alguns dos elementos técnicos da ginástica e qual a sequência efectuada nas nossas aulas de educação física.
Ginástica de Solo
- Referências Históricas -
Foram os antigos gregos, os primeiros a praticar a ginástica como actividade desportiva e não apenas como forma de treino militar. No Império Romano e durante toda a Idade Média, os exercícios físicos ficaram restritos à função militar, aí incluídos à caça e os torneios. Só com o Renascimento os exercícios físicos, beneficiados pela redescoberta dos valores gregos, voltaram a despertar interesse maior.
No século XVIII, a ginástica era vista com um carisma artístico, sendo vulgares as exibições de escolas e associações desportivas, desenvolvendo também a sua vertente competitiva. A organização da ginástica nestes moldes e a criação das regras e aparelhos de ginástica aconteceu em 1811 na Alemanha, através da intervenção do professor Friedrick Ludwig Jahn. Este abriu o primeiro campo de ginástica de Berlim e rapidamente a ideia passou para outras cidades alemãs. O número de praticantes deste desporto aumentou exponencialmente, potenciando a exportação da ginástica para outros países.
Ginástica de Solo
- Na