MICHEL FOUCAULT
(1926 – 1984)
Aluna: Rúbia Gutstein
1° Semestre – Pedagogia
Michel Foucault nasceu em 15 de outubro de 1926 na França. Apesar de vir de uma família de médicos optou por ser filósofo e professor onde atuou desde 1970 ate 1984. Em 1954 publicou seu primeiro livro, “Doença Mental e Personalidade” que aborda sobre patologias psicológicas e patologias orgânicas, fazendo comparações e questionamentos sobre elas.
Em 1961 doutorou-se com sua tese “História da Loucura” e se consolidou na filosofia. Neste livro ele explora as razões que teriam levado, nos séculos XVII e XVIII, à marginalização daqueles que eram considerados desprovidos da capacidade racional.
Morreu em 25 de junho de 1984 com o vírus da AIDS.
PRINCIPAIS OBRAS
História da Loucura - Neste livro ele explora as razões que teriam levado, nos séculos XVII e XVIII, à marginalização daqueles que eram considerados desprovidos da capacidade racional.
As Palavras e as Coisas - essência das Ciências Humanas
Seu trabalho é muitas vezes descrito como pós-moderno ou pós-estruturalista, por comentadores e críticos contemporâneos, mas ele foi mais frequentemente associado com o movimento estruturalista, especialmente nos primeiros anos após a publicação de "As Palavras e as Coisas". As teorias sobre o saber, o poder e o sujeito romperam com as concepções modernas destes termos, motivo pelo qual é considerado por certos autores, contrariando a própria opinião, um pós-moderno.
“As luzes que descobriram as liberdades inventaram também as disciplinas”
“De homem a homem verdadeiro, o caminho passa pelo homem louco.”
EM DEFESA DA SOCIAEDADE...
Foucault (1979) renega os modos tradicionais de analisar o poder e procura realizar suas análises não de forma dedutiva e sim indutiva, por isso passou a ter como objeto de análise não categorias superiores e abstratas de análise tal como questões do que é o poder, o