MIB- informatica
Em um SNMP do sistema, a estrutura de dados hierárquica (e não, como muitas vezes é erroneamente chamado, um banco de dados), que descreve todos os "objetos" que um dispositivo pode informar o estado e, em alguns casos, defina o valor de.
A estrutura da MIB é definida em um padrão SNMP-relacionados, RFC 1155 , "Estrutura e Identificação de Informações para IP baseados em internet TCP / Management", que define como a informação MIB é organizada e que tipos de dados são permitidos e como os recursos dentro da MIB são representadas e nomeadas.
A MIB contém o nome, identificador de objeto (um valor numérico), tipo de dados e indicação de se o valor associado com o objeto pode ser lido a partir e / ou escrito. Enquanto os níveis mais altos da MIB são fixos, subárvores específicas foram definidas pelo IETF, fornecedores e outras organizações.
No topo da árvore MIB é a informação mais geral disponível sobre a rede, e cada ramo abaixo contém mais detalhes sobre os dispositivos e serviços específicos.
De acordo com a RFC 1155: "O próprio nó raiz não é marcado, mas tem pelo menos três crianças diretamente com ele: Um nó é administrado pela International Organization for Standardization, com etiqueta iso (1), outro é administrado pelo Internacional Telegraph and Telephone Comité Consultivo, com etiqueta ccitt (0), eo terceiro é administrado conjuntamente pela ISO eo CCITT, joint-iso-ccitt (2) ". Há muitas, muitas camadas sob aqueles.
Variáveis na MIB são nomeados usando Abstract Syntax Notation 1 (ASN.1), um padrão internacional para a representação de tipos de dados e estruturas. Por exemplo, a variável MIB no sub IP que conta datagramas IP de entrada é chamado internet.mgmt.mib-2.ip.iplnReceives.
Mas quando enviar e receber mensagens em SNMP, nomes de variáveis não são armazenadas como cadeias de texto. Em vez disso, de uma forma numérica ASN.l é utilizado para representar cada nó chamado na árvore. Isto não é somente