Mi epidemiologia das intoxicacoes
As intoxicações e envenenamentos são causados por ingestão, aspiração ou introdução no organismo de substâncias tóxicas. A depender da ocorrência, o indivíduo pode morrer ou ter sérias complicações se não for socorrido em tempo.
Alguns produtos que podem causar intoxicações são substâncias químicas utilizadas em limpeza doméstica e de laboratório; venenos utilizados no ambiente da casa, como raticidas; entorpecentes e medicamentos em geral; além de alimentos deteriorados; e gases tóxicos. Sinais de alerta:
* Envenenamento por ingestão:
Queimaduras, lesões ou manchas ao redor da boca; odores diferentes; hálito com odor estranho; transpiração intensa; dor ao engolir; dor abdominal, náusea, vômito, diarréia, convulsões, alterações na respiração ou na temperatura do corpo; sonolência etc.
* Envenenamento por contato:
Manchas na pele, coceira, irritação nos olhos, dor de cabeça etc.
* Envenenamento por inalação:
Respiração rápida, tosse, irritação nos olhos etc. O que fazer?
Leve a pessoa para um local arejado. Afrouxe a roupa. Pergunte à vítima o que aconteceu. E leve-a imediatamente a uma emergência. Sempre que possível leve com você restos da substância, embalagens, recipientes que possam ter causado o problema.
Se a intoxicação for na pele, lave bastante o local afetado com água corrente.
E se a intoxicação for por ingestão, não provoque vômito, nem ofereça nada para beber (nem água). Encaminhe a vítima com urgência para um serviço médico de emergência.
Aproveite e anote alguns contatos de centros de referência:
* Centro de Controle de Intoxicações / CCI:
Plantão Médico: 0800 771 37 33 ou (5511) 5012 53 11
Endereço: Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 860
Jabaquara – São Paulo – SP - CEP: 04330-020
* CEATOX - Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas:
Contato