Máquinas digitais: história
Considerada a primeira câmera digital, foi criado na Kodak, por Steven Sasson, em 1975. Montado com partes de telefones e câmeras analógicas, pesava 3,6kg e gerava imagens em preto e branco, registradas em fita cassete. O resultado era uma foto com 0,01 megapixels, que levava 23 segundos para ser produzida. Essa era a interpretação de como uma câmera fotográfica portátil eletrônica deveria ser.
MAVICA
A Sony, lançou a câmera MAVICA (Magnetic Video Camera), este era analógico e digital, armazenava fotos coloridas que podiam ser vistas na televisão.
CANON
A Canon utilizou um protótipo de câmera de vídeo em conjunto com uma empresa de jornal e transmitiu via telefone (fotos de 0,4 megapixel).
Fuji DS-1P
Em 1988, a Fuji lançou o primeiro modelo de câmera totalmente digital Fuji DS-1P, com memória de 16MB, este modelo não chegou a ser comercializado.
Dycam Model 1 e Fotoman
Os modelos Dycam Modelo 1 e Fotoman da empresa da suiça Logitech foram as primeiras câmeras digitais comercializadas. A câmera tinha que ser conectada a um computador para transferir as imagens fotografadas. Para ligar o flash era necessário conectar em um computador e usar o software que a acompanhava. Este primeiro modelo comercial da câmera digital custava US$ 995,00. tinha resolução de 320x240 pixels, tirava fotos em preto e branco e armazenava até 32 imagens em 1M de memória.
HASSELBLAD DB 4000
Algumas tentativas de aliar câmeras analógicas e digitais foram criadas, como a estranha Hasselblad DB 4000, de 1991. Suas imagens eram de 2048x2048 pixels, capturadas com um sensor CCD e armazenamento de 8-bits.
DSC 100
A Kodak lançou a primeira câmera digital