meus trabalhos
Como Funciona a Demissão Voluntária
O General Motors lançou recentemente um Plano de Demissão Voluntária, alternativa utilizada pelas empresas em ambientes desfavoráveis. Saiba como funciona a Demissão Voluntária, que se trata do desligamento voluntário de empregados.
Demissão Voluntária
A Demissão Voluntária é uma alternativa utilizada pelas empresas que estão necessitando reduzir custos e tornar eficientes as atividades da empresa, ela oferece aos trabalhadores incentivos para que deixem voluntariamente o emprego.
Ele é formado por elementos básicos: justificativas, envolvimento entre empresa e empregado e a necessidade de direitos patrimoniais e transacionáveis, além de liberdade de adesão para os empregados. A Demissão Voluntária é visto como um jeito mais humano de se realizarem as demissões, sendo opção de escolha para os empregados.
Para o empregado que aderir a Demissão Voluntária é de direito um salário nominal referente a cada ano que ele trabalhou na empresa, assistência médica ao funcionário e dependentes durante seis meses a um ano e complementação do plano de previdência. Os benefícios precisam ser discutidos pelo sindicato.
Há também o plano de complementação do plano de previdência, o qual garante que não será interrompido o período para o tempo da aposentadoria. São todas formas que as empresas encontraram para dispensar seus empregados sem prejudica-los em épocas de crise.
O Programa de Demissão Voluntária (PDV) se consubstancia como um mecanismo de incentivo financeiro dado pelo empregador a seus empregados, com objetivo de incentivar pedidos de resilição contratual pelos obreiros.
Os PDVs são, portanto, instrumento de enxugamento de pessoal, que decorrem da falta de interesse do empregador na manutenção de determinada mão-de-obra, e que visam a desencadear pedidos de demissão mediante pagamento de uma indenização baseada no tempo de serviço do trabalhador. Ou seja, em troca do pedido de dispensa