Meu trabalhos
PROFESSOR: ADRIANO
MATÉRIA: PROCESSOS DE PRODUÇÃO
[pic]
Do monopólio varguista à construção da P-50: momentos da exploração petrolífera no Brasil.
‘’ A HISTÓRIA DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO NO BRASIL E NO MUNDO’’
NOME: LAIS NUNES DOS SANTOS
TURMA: EPG3B1
SÃO VICENTE, SP
ABRIL DE 2013
INTRODUÇÃO
No momento em que uma nova ordenação jurídica para o setor petróleo recém se instala no País é oportuna uma reflexão sobre o petróleo, recurso natural tão disputado e de tão grande impacto na economia mundial. Pretende-se aqui, de forma sumarizada, registrar o esforço realizado na pesquisa do petróleo no Brasil desde suas origens, em meados do século 19, passando pelo século 20 e a criação da Petrobrás, até o século 21, já sob a égide da Nova Lei e da Agência Nacional do Petróleo.
A HISTÓRIA DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO NO BRASIL
A história do petróleo no Brasil começou no ano de 1858, quando o Marquês de Olinda concedeu a José de Barros Pimentel o direito de extrair betume em terrenos situados nas margens do rio Marau, na Bahia.
Em 1930, depois de vários poços perfurados sem sucesso em alguns estados brasileiros, o engenheiro agrônomo Manoel Inácio Bastos tomou conhecimento que os moradores de Lobato, na Bahia, usavam uma "lama preta", oleosa, para iluminar suas residências. A partir desta informação, realizou várias pesquisas e coletas de amostras da lama oleosa, contudo não obteve êxito em chamar a atenção de pessoas influentes, sendo considerado
"maníaco". Manoel Inácio Bastos não desistiu e, no ano de 1932, foi recebido pelo presidente Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o engenheiro agrônomo entregou ao presidente da Republica um relatório sobre a presença da substância em Lobato.
Durante essa década de 30, a questão da nacionalização dos recursos do subsolo entrou na pauta das discussões indicando uma tendência que viria a ser adotada. Em 1938, toda a