Meu Trabalho
André Roman
UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
Campus Universitário da Região dos Vinhedos
Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologia
Engenharia Elétrica
Alameda João Dal Sasso, 800
95700-000 – Bento Gonçalves – RS – Brasil e-mails: andreroman@oi.com.br
1- Determinar, utilizando o critério técnico da NBR 14039, a seção de um condutor primário de um circuito trifásico com isolação XLPE, tensão nominal 8,7/15kV, sabendo-se que a sua instalação é em bandeja, alimentando uma carga de 1,5 MVA e que está agrupado com mais um circuito trifásico, na mesma bandeja, cujos cabos unipolares estão dispostos em camada única, separados por uma distância igual ao seu diâmetro.
Inicialmente, de posse dos dados de projeto, calcula-se a corrente de projeto através da formula abaixo:
Através da tabela 25, determinou-se o método de instalação B.
Considerando que o material não indicado para o cálculo, optei pelo uso do cobre como material para o condutor em questão.
Através da tabela 28, para uma corrente de projeto de 57,5 ampéres por fase e o método de instalação B, determina-se o diâmetro do condutor em 10mm².
Considerando a temperatura ambiente a temperatura padrão da tabela 28, como 30°C.
Usando a tabela tabela 34, aplica-se o fator de correção, onde no projeto proposto tem-se 1 única bandeja e 2 circuitos, também chamados de temas. Logo o fator de correção aplicado a corrente de projeto é 0,97.
Com a corrente de projeto corrigida, mantém se o condutor 10mm², com tensão de isolação 8,7/15KV e material de isolação em XLPE.
2- Utilizando o procedimento definido na norma NBR 15920, determinar a seção dos condutores fase do alimentador de um motor de indução com as seguintes características: Potência Nominal de 575 kW, fator de potência de 0,9 indutivo, rendimento de 0,91, método de instalação A - Cabos unipolares em trifólio em caneleta ao ar livre, temperatura ambiente 25°C, extensão 200m,