meu trabalho
2014.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 4
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 6
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
INTRODUÇÃO
Sabe-se que as instituições escolares precisam estar pautadas em princípios como a inclusão e a diversidade; é importante que estes conceitos estejam construídos na escola e por todos, pois a educação inclusiva e diversidade se faz através de uma construção coletiva, e requer mobilização, discussão e ação de toda a comunidade escolar, precisa-se atender às exigências dessa nova realidade escolar.
Portanto, o texto proposto nas orientações, aponta queo Projeto Político Pedagógico, busca um rumo, uma direção, comcompromissos que são definidos e vivenciados coletivamente, importantes à formação cidadã dos alunos que estão na escola.
O contexto legal da educação especial, com apoio da legislação, tenta seguir uma linha de superaçãonas práticas excludentes mostrando certos avanços em relação ao atendimento destas crianças. Sabemos que a inclusão ainda é um desafio, mas que precisa ser superado para que estes alunos possam gozar de seus direitos a um educação de qualidade, sem discriminação ou preconceito, que possam ser aceitos e que a escola esteja adaptada para recebe-los. Ao olharmos para esse desafio, acreditamos que as escolastem se empenhado para afirmar uma ação educativa digna para a escola, queabrace a todos os seus alunos, com comprometimento, esforço e participação docoletivo.
Mas para que isso aconteça, é necessário que as escolas ofereçam o mínimo de oportunidade, com relação formação continuada aosdocentes bem como umambiente acolhedor e adaptado à necessidade educativa especial de cada aluno.Com isso, neste trabalho será apresentado os resultados da entrevista concedida pela Pedagoga da Escola Municipal Umbelino Rebelo, na cidade de Esperantina – PI e também alguns pontos analisados no PPP da escola, referentes a Inclusão e Diversidade.
DESENVOLVIMENTO
A pedagoga da Escola