Meu trabalho sobre a CEPAL
Neste trabalho, veremos de forma resumida o que é e qual a função da CEPAL (Comissão Econômica Para a América Latina e o Caribe), que é uma entidade da ONU (Organização das Nações Unidas) que auxilia no desenvolvimento econômico dos países latino-americanos, incluindo o Brasil, onde suas metas são baseadas nos objetivos do milênio.
2. O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO E AS METAS DA CEPAL.
De acordo com as notícias mais atuais o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu. Mas este crescimento progressivo durante os últimos anos se deve não somente á produção de tecnológica, pois para um país se desenvolver cada vez, é necessário que áreas que formam a base da sociedade estejam sendo bem administradas e amparadas pelo governo, como as áreas de saúde e educação.
Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU), criou em 1948 a CEPAL, um comitê para auxiliar os países da região latina americana e o Caribe a se desenvolver, com o objetivo de estudar um determinado tema para aí poder apoiar a coordenação regional e internacional e além de observar ou até a ajudar a formular as políticas públicas.
De acordo com a CEPAL juntamente com o BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento econômico), para o país se desenvolver ele deveria abandonar o que era considerado “pontos de estrangulamento”, ou seja, setores do país que não ajudavam na economia do país. Para que as metas gerarem resultados, elas deveriam ser implantadas de forma harmônica, fazendo com que uma mesma ideia de um determinado setor favoreça outro setor. Por exemplo: para melhorar o atendimento em hospitais é necessário equipamentos de diagnósticos clínicos, e para isso é necessário que a indústria fabrique estes equipamentos. Aqui, vemos dois avanços: na área da saúde e na área da indústria.
As metas do CEPAL estão envolvidas diretamente com os objetivos do milênio, criadas no ano de 2000, onde 189 países estão participando.