Meu Resumo
a- Conjugado ⇒ Também chamado torque, momento ou binário) é a medida do esforço necessário para girar um eixo. b- Conjugado de partida ⇒ Conjugado requerido para vencer a inércia estática da máquina e produzir movimento. Conjugado do motor seja sempre superior do conjugado da carga c- Conjugado de aceleração ⇒ Conjugado necessário para acelerar a carga a velocidade nominal. d- Conjugado nominal ⇒ Conjugado desenvolvido por um motor para condições nominais de tensão e frequência. e- Conjugado básico ⇒ Conjugado calculado em função da potência e velocidade síncrona. f- Conjugado de rotor bloqueado ⇒ Conjugado de partida ou arranque. Conjugado máximo desenvolvido pelo motor com rotor bloqueado. g- Conjugado mínimo ⇒ Menor conjugado desenvolvido pelo motor ao acelerar desde a velocidade zero até a velocidade do conjugado máximo. Este valor não dever ser muito baixo, para que a partida não seja muito demorada, sobreaquecendo o motor. h- Conjugado máximo ⇒ É o maior conjugado desenvolvido sem queda brusca de velocidade. Esse conjugado dever ser o mais alto possível porque: - motor deve ser capaz de vencer eventuais picos de carga (britadores, misturadores e calandras); - o motor não deve “arriar”, isto é, perder bruscamente a velocidade quando ocorrem quedas de tensão.
2- O que conclui-se no ponto de interseção das duas curvas?
R: O conjugado de aceleração é nulo, onde é atingido o ponto de equilíbrio a partir do qual a velocidade permanece constante e que corresponde a velocidade nominal.
3- Quais são as consequências prejudiciais nos casos em que a corrente de partida do motor é elevada?
R: - Elevada queda de tensão provoca interferência; - Cabos, chaves, proteção e transformador sobredimensionados, com isso eleva-se os custos; - Concessionárias de energia elétrica limitam a queda de tensão da rede.
4- Explique chave de partida direta de acordo com o seu circuito de comando e força.
R: Ao ser pressionado o botão de impulso S1 energiza a bobina do