Meu nome e jonas
ACADEMICO: OTTIZ MARQUES
DISCIPLINA : LIBRAS
O SEU NOME E JONAH
Depois de passar três anos em uma instituição para retardados Jonah volta para casa, os médicos descobrem que o seu problema e apenas surdez por isso os pais não podem mais se esconder do problema que o filho possui achando que ele e um retardado mental, com esse diagnostico os hospital não iriam mais ficar responsáveis pelo garoto, pois surdez não e doença e sim uma deficiência que o corpo possui.
A sociedade nessa época ainda tinha muito preconceito com pessoas que nasciam com algum defeito e muitas vezes ignoravam o problema tentando ver o problema como algo que não existia que a criança não tinha problema algum. Muitas vezes a família se separava por ser um peso muito grande o de conviver com uma pessoa com deficiência de algum tipo e que a sociedade descriminaria.
No filme a saída para a mãe de Jonah foi buscar junto à sociedade surda um amparo para entender o problema do filho, muitas famílias que não sabem como portar se diante de um problema assim buscam junto a entidades respostas que possam esclarecer o que lhes e ainda uma duvida. No filme o pai de Jonah por não aceita a deficiência do filho brigava com as pessoas, maltratava o filho isso por julgar que o filho não tinha nada de diferente esse e um erro que muitas famílias cometem e torna a vivencia da pessoa que possui a surdez mais difícil uma convivência com quem entende do problema e quem possui a surdez e de suprema importância para o surdo e seu desenvolvimento social.
No filme Jonah só conseguiu ser entendido e se comunicar com as outras pessoas entre elas a sua mãe depois que aprendeu a LS onde os seus amigos e professores mostravam e diziam como era o sinal para cada objeto. Se uma pessoa com deficiência auditiva não evoluir ela perde a chance de crescer em tudo profissional e familiar, ter adultos que possui a surdez, como professores pode ajudar muito no desenvolvimento