meu mundo
Negligência abusiva: violência com as crianças
Medidores dos estilos parentais: tipologia (estudo sistemático dos traços de caráter, em relação com os dados somáticos) e instrumentos que estão sendo elaborados.
Filhos de pais autoritativos são vistos como social e instrumentalmente mais competentes do que os filhos de pais não autoritativos.
Filhos de pais autoritários possuem bom rendimento nos estudos, mas são pressionados a corresponder a expectativas dos pais a respeito disso
- há uma observação de transmissão deste estilo para os filhos
Os filhos de pais permissivos tendem a possuir um pior desempenho nos estudos, a envolver-se com problemas de comportamento. Apresentam, no entanto, boas habilidades sociais, boa autoestima e baixo índice de depressão (Darling, 1999).
Os resultados mais negativos estão relacionados com os filhos de pais negligentes, que possuem o menor desempenho em todas as áreas.
Todas as pesquisas demonstram como o estudo dos estilos parentais pode ser útil para o melhor desenvolvimento das crianças.
corresponder a expectativas dos pais com respeito à educação e à escolha profissional (Kerka, 2000). Os filhos de mães autoritárias possuem comportamento de externalização, como a agressão verbal ou física, destruição de objetos e mentira; e de internalização, como a retração social, depressão e ansiedade (Oliveira e cols., 2002). Em outros estudos os filhos de pais autoritários foram descritos como tendo tendência para um desempenho escolar moderado, sem problemas de comportamento, mas eles possuem pouca habilidade social, baixa auto-estima e alto índice de depressão (Darling, 1999). Outro efeito encontrado do estilo parental autoritário é a transmissão deste estilo para os filhos. As filhas educadas por mães autoritárias tendem a adotar esse mesmo estilo parental com seus próprios filhos (Oliveira e cols., 2002). Os filhos de pais permissivos tendem a possuir um pior desempenho nos estudos, a envolver-se com