Meu encontro com a Filosofia
Através do processo de aprendizagem, percebi que a filosofia é algo nato ao homem, e que o leva constantemente a aprender. A filosofia é o ato de pensar, refletir ou questionar a respeito da vida, da existência e todos os assuntos que envolvem o homem. Desta forma, o ato de filosofar é base para pensarmos, decidirmos e agirmos.
Durante nossa existência todas as nossas decisões são resultado de um pensamento filosófico, baseados, ou não na moral e ética que aprendemos. Tais ações influenciam não só nossas vidas, mas, também a do coletivo. Questionar conceitos, morais, regras ou qualquer outro assunto não é somente discordar ou duvidar. É também, lançar um novo olhar para o mundo e tudo aquilo que nos cerca.
Toda a nossa vida esta ligada diretamente a filosofia, mesmo aqueles que não dedicam sua vida a estudar e tornar-se um filósofo, ora acabam filosofando seja sobre si, sobre a vida, os problemas sociais ou culturais. Enfim, todos nós somos dotados da capacidade de pensar e refletir a cerca da vida e do mundo. No fim de nossas vidas somos o reflexo de nossos pensamentos, da nossa própria filosofia.
O que eu levo desta disciplina?
A certeza de: que o aprender, o refletir, questionar e a capacidade de tomarmos nossa vida nas mãos está diretamente ligado a filosofia. Independentemente da área em que trabalhamos, que estudamos, ou simplesmente nas coisas corriqueiras do dia a dia podemos e usamos a filosofia frequentemente. Mesmo complexa a filosofia é usada diariamente por todos. Não é notada, trabalha silenciosa, mas faz sua parte na história do homem.
Mudei minha forma de pensar depois de ler alguns textos. Passei a valorizar a importância do coletivo, a liberdade, e hoje valorizo mais o meu