metódo de trabalho em ciencias sociais
Sendo a ciência política uma ciência jovem, é óbvio falar de noção do que definição.
OBJECTO DA CIÊNCIA POLÍTICA
Na realidade, todas as definições de ciência política têm um ponto comum: giram em torno da noção “Poder”.
CONCEITO DE PODER, BASE DA CIÊNCIA POLÍTICA
É difícil. De limitar com precisão o conceito de poder, tão numerosas e variadas são as formas de que se reveste o poder na prática. Limitar-nos emos a dar a que uma ideia geral, vaga e próxima. Só o desenvolvimento da ciência política permitirá chegar a uma definição nítida do poder.
A NOÇÃO DE PODER
A palavra poder designa, ao mesmo tempo, a grupos de governantes e a função que eles exercem. A ciência política a pareceu assim como a ciência dos governantes, dos chefes: estuda sua origem suas prerrogativa, extensão e os fundamentos da obediência
ELEMENTOS DO PODER
O problema do poder é o problema central da ciencia politica, logo o mais dificil. O ppoder é parcialmente um fenomeno de força, coação e coerção fisico: em um bando de pessoas o mais musculado torna-se o chefe. A policia, o exercito, as cadeias e as torturas; todas essa maquina do estado não é outra coisa senão uma transformação de coação fisica.
Coação económica: Aquele que pode privar um homem de comer, obtém facilmente sua obediência. Para Max, o poder político reflete a situação da classes socias em luta. O poder está nas mãos da classes dominante sobre o ponto de vista económica.
Falar do consenso é reconhecer que o poder repousa sobre as crenças, sobre a aceitação, sobre a conformidade.
PODER E DOMINAÇÃO
O poder não deve ser confundido com um fenómeno vizinho, chamamos “superioridade ou dominação” por falta de expressão melhor. A sua prioridade ou dominação não se situa nos antagonismos governados - governantes mais no nível dos governados: ela interessa aos antagonismos entre governados.
Chama-se assim “dominação au superioridade” o fato de existirem, no interior de um grupo social alguns