METROLOGIA
1. METROLOGIA 2
1 Principais Normas Utilizadas na Metrologia 2
1.2 ABNT 6
1.3 IMPORTANCIA PARA A INDÚSTRIA 6
2. ORGÃOS REGULAMENTADORES 7
1.1 Importancia 8
2. Calibração 8
2.1 Vantagens e desvantagens da calibração de cada tipo 11
3. Conformidade 12
3.1 Diferença entre Não Conformidade e Defeito 12
3.1.1 Ações Corretivas 13
1. METROLOGIA
A definição formal de metrologia, palavra de origem grega (metron: medida; logos: ciência), e de outros termos gerais pode ser encontrada no Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia – VIM.
A Metrologia é a ciência que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza em qualquer campo da ciência ou tecnologia.
Nesse sentido a Metrologia Científica e Industrial é uma ferramenta fundamental no crescimento e inovação tecnológica, promovendo a competitividade e criando um ambiente favorável ao desenvolvimento científico e industrial em todo e qualquer país.
A Metrologia pode ser:
Científica: que utiliza instrumentos laboratoriais, pesquisas e metodologias científicas, que têm por base padrões de medição nacionais e internacionais, para o alcance de altos níveis de qualidade metrológica.
Industrial: cujos sistemas de medição controlam processos produtivos industriais e são responsáveis pela garantia da qualidade dos produtos acabados.
Legal: que controla e fiscaliza todos aqueles instrumentos e medidas que estão relacionadas com o consumidor.
1 Principais Normas Utilizadas na Metrologia
Laboratórios
NBR ISO/IEC 17025:2005 - Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração.
Objetivo: Esta Norma especifica os requisitos gerais para a competência em realizar ensaios e/ou calibrações, incluindo amostragem. Ela cobre ensaios e calibrações realizados utilizando métodos normalizados, métodos não normalizados e métodos desenvolvidos pelo laboratório.
Pressão
NBR 14105-1:2011 - Medidores de pressão -