Metrologia
Metodologia: fazer “passo-a-passo” com a turma, que responderá os itens na cor vermelha.
Complementando os slides I e II
Tópicos:
1) Todo processo produtivo possui recursos de entrada, processo de transformação e saídas. Assim, seguindo o modelo input-transformação-output, pode-se descrever as seguintes operações:
a) Fábrica de automóveis;
Exemplo:
b) Salão de beleza;
c) Restaurante (os outputs são: produtos e serviços vendidos);
d) Extração de minério (escavações e o tratamento de minério – trituração, separação de rejeitos - fazem parte do processo de transformação).
2) Para se avaliar uma empresa, é necessário estabelecer medidas de desempenho, em geral, baseadas em 5 objetivos. São eles: custo, qualidade, confiabilidade, flexibilidade e velocidade.
Para produtos ou serviços como entrega de pizzas, atendimento bancário e navegação na internet, por exemplo, o principal fator de desempenho seria a velocidade.
Para máquinas industriais, incluindo as de grande porte (grande capacidade produtiva), para os motores de aviões e para os dispositivos de pára-quedas, por exemplo, o principal fator de desempenho seria a qualidade. Lembrando que: “qualidade” é fornecer bens e serviços isentos de erros e “confiabilidade” está relacionada à entrega do produto ou serviço em tempo hábil.
3) De acordo com as necessidades do: mercado consumidor (clientes), mercado financeiro (acionistas), mercado de trabalho (empregados) e mercado amplo-sociedade (vizinhança, comunidade), a empresa define o seu Planejamento Estratégico, ou seja, a empresa planeja as suas ações para alcançar seus objetivos e metas, baseados na missão e visão. Metas e objetivos são conceitos diferentes. Qual a diferença?
Metas são quantificações dos objetivos. Exemplos:
- aumentar o lucro em 50% (aumentar o lucro = objetivo /// 50% = meta. Meta é expressa em número;